Notícias

As novidades que a Google apresentou na I/O deste ano
Google Logo Animation

Google I/O 2016

A Google apresentou este ano na sua conferência I/O algumas novidades que vão permitir assim a entrada em novos mercados.

Assistente da Google

Este assistente trata-se unicamente de um assistente de conversação, ele permite um diálogo constante entre o utilizador e a Google, a partir do qual compreende o mundo dos utilizadores e os ajuda a realizarem todo um conjunto de tarefas diárias.
Tarefas como encontrar o restaurante perfeito para uma refeição em família ou com amigos e comprar bilhetes de cinema enquanto se desloca serão mais fáceis de realizar.

O assistente funciona em todo o tipo de dispositivos e contextos para que o utilizador possa usufruir desta experiência independentemente do local onde se encontra. “Pode pensar num assistente, nós pensamos nele como um 'assistente conversacional', queremos que os utilizadores tenham um diálogo com ele”, referiu o CEO da Google. "Porque não é suficiente dar apenas links. Temos de ajudar as pessoas a fazerem as coisas no mundo real”.

É a Google para si, feito por si.

Google Home

O Google Home é um equipamento activado por voz que leva o assistente Google para qualquer divisão da sua casa. Este permite ao utilizador desfrutar do entretenimento, gerir as tarefas diárias e obter respostas do Google, sendo tudo feito através de um simples diálogo com o aparelho.

Através de simples comandos de voz o utilizador pode pedir ao Google Home que verifico o estado do voo, colocar uma música, ligar ou desligar as luzes ou mesmo programar o forno para uma determinada hora.

O Google Home foi desenvolvido com o intuito a enquadrar-se na casa do utilizador e tem bases personalizáveis com cores e materiais diferentes. O Google Home será lançado nos próximos meses.

Google Allo

Allo é uma nova aplicação que vem complementar o assistente Google, para que o utilizador possa interagir com o equipamento directamente a partir do chat, seja individualmente ou com amigos.

Pelo facto do assistente perceber o mundo do utilizador este pode pedir a agenda das suas tarefas diárias ou as fotos da última viagem. Caso o utilizador esteja a planear um jantar com amigos, pode também pedir ao assistente que sugira alguns restaurantes das redondezas – tudo isto no mesmo chat.

O Allo inclui também a funcionalidade de Resposta Rápida (Smart Reply) que sugere respostas a mensagens, tendo em conta o contexto e inclui opções para tornar o chat mais expressivo com emojis, stickers e fotos criativas. Também existe um modo incógnito que permite a encriptação fim-a-fim, notificações discretas e mensagens que expiram.

Google Allo Animation

Google Duo

A Google apresentou também a Duo, uma aplicação para videochamadas. Com a Duo, o objectivo é tornar as chamadas de vídeo mais rápidas e fiáveis, mesmo em ligações mais lentas. Uma funcionalidade em destaque chama-se Knock Knock, esta permite ao utilizador ver quem está a ligar, através de vídeo, mesmo antes de atender a própria chamada.

A cereja no topo do bolo é que ambas (Allo e Duo) são baseadas no número de telefone do utilizador, permitindo assim a comunicação com qualquer pessoa, independentemente do sistema operativo – iOS ou Android.
Ambas as aplicações estarão disponíveis este verão.

Android N, Wear, VR e Instant Apps

No decorrer da I/O houve a oportunidade de conhecer mais detalhes sobre as potencialidades do Android N, incluindo uma redução do consumo de bateria e armazenamento, melhorias no desempenho gráfico e efeitos, download de actualizações em “background”, notificações optimizadas para que as possa ver rapidamente e ainda a adição de 72 novos emojis.

Com base no Android N, foi criada uma nova plataforma de realidade virtual para dispositivos móveis chamada Daydream. Simultaneamente com os fabricantes Android, a Google está a trabalhar na criação de novos telemóveis e a partilhar projectos para tornar a experiência de Realidade Virtual mais imersiva, agradável e intuitiva

As aplicações e jogos preferidos, bem como as aplicações da Google mais populares estarão também disponíveis na Daydream, incluindo o YouTube, StreetView, Play Movies, Google Photos e Google Play Store.

O Android Wear 2.0 foi melhorado permitindo agora uma experiência de utilização renovada incluindo aplicações independentes que funcionam no relógio independentemente da localização do telemóvel do utilizador ou mesmo se o telefone está ligado ou não.

Por último mas não menos importante foi apresentado o Android Instant Apps, que permite aos utilizadores usar as aplicações instantaneamente, sem ser necessário a instalação das mesmas.

Google N, VR, Wear 2.0, Instant Apps